Edson Carvalho
Sob a curadoria do professor Péricles Mendes([1]), o Trevo Fotoclube apresenta a “Mostra Fotográfica Desafios Virtuais do Trevo Fotoclube”, que será inaugurada a partir de um encontro virtual, dia 10/09/21, às 20h, nas redes de relacionamento (*).
Vinte e uma fotografias, em cores e em preto e branco, compõem a mostra. Cada uma com um olhar diferente, orientados por dezessete temas propostos no espaço de um ano, a cada novo Desafio Virtual do Trevo Fotoclube. Diversidade de percepções, às vezes baseada em um mesmo tema, onde se encontram imagens representativas de pessoas e causas especiais. Assim, podem-se ver fotografias relacionadas à “Mulher” ou à “Beleza Negra”, à “Terceira Idade” ou às “Brincadeiras de Crianças”, “Manifestações Culturais” ou “Minha Cidade”, “Romance” ou “Cenas da Pandemia”, por exemplos.
A exposição é resultado do produtivo primeiro ano da formalização de registro do Trevo Fotoclube. Ano repleto de sucesso, reconhecido por outros fotoclubes de todo o País e, notadamente, pela Confederação Brasileira de Fotografia – a Confoto. Essa conquista reflete a desenvoltura de seus associados em participações e premiações em diversos Salões nacionais e internacionais. E esse êxito foi alcançado, em grande parte, graças ao cumprimento do objetivo do Trevo Fotoclube, de promover atividades fomentadoras do desenvolvimento profissional e, especialmente, artístico de seus membros.
Para cumprir seu objetivo, o Trevo organiza encontros presenciais e virtuais, excursões regulares, saídas fotográficas e realiza os Desafios, a cada quinze dias, no intuito de fazer com que o afiliado se esforce e se interesse culturalmente pelo trabalho fotográfico. Tais atividades e reuniões encorajam os associados mais experientes a praticar, interpretar, avaliar e ampliar suas visões fotográficas e, com isso, sentir-se estimulado também a compartilhar seus conhecimentos com os menos experientes, constituindo-se em um intercâmbio enriquecedor para o grupo.
As constantes ações do Trevo, pois, visam a manter e a potencializar a “alfabetização” artística e fotográfica de seus membros, neste futuro, em contraposição à indagação do ensaísta Walter Benjamin, que assim se expressou, em 1931:
Já se disse que ‘o analfabeto do futuro não será quem não sabe escrever, e sim quem não sabe fotografar’. Mas um fotógrafo que não sabe ler suas próprias imagens não é pior que um analfabeto? (Pequena História da Fotografia)
Os Desafios Virtuais do Trevo Fotoclube são realizados com o propósito de estimular esse hábito de leitura e escrita das imagens pelos fotógrafos, seus associados. Para isso, promove os concursos internos, com temas específicos e intercalados por fotografias coloridas e em preto e branco, que são avaliadas e pontuadas pelos próprios participantes, constituindo um ranking.
Ao final de dezessete concursos, acontece, primeiro, o Desafio dos Desafios, constituído por participantes que se classificaram do 1º ao 3º lugares em qualquer das etapas. E finalmente culminando com a Mostra Fotográfica Desafios Virtuais do Trevo Fotoclube, onde as fotos classificadas no ranking geral são apresentadas ao público.
As FOTOGRAFIAS:
A meiguice no olhar, Amparo!, Banho de sol, Brincadeira de criança, Cambalhota no rio, Ê ê ê baiana, baianinha, Farol do mar, Festa d’Ajuda, Máscaras e fé, Minha cidade inesquecível, Mulheres de fé, Ao fim… só!, O menino e a flor, Obra divina, Ponto alto de uma roda de samba, Police Station do Pelô, Bom Jesus do Matosinho, Serenidade, Tudo vai ficar bem, Uma janela no chão e Vaqueiro.
Os FOTÓGRAFOS:
Afonso Garrido, Alberto Bugarin, Alexandre Lustosa, Alini Orathes, Ana Carla Cardoso, Andréa Lima, Antônio Eduardo, Carlos Venafre, Edson Carvalho, Franquimar Souza, Gilvan Galdino, Keize de Castro, Lúcia Bugarin, Márcio Rogério, Mônica Barbosa, Normilson Oliveira, Petry Lordello, Sandra Tegerizzo, Silvia Assis, Silvana Lima, Tânia Regina.
Local, data e horário:
Abertura (*) | Exposição |
Dia 10/09/21, às 20:00h | Site: https://trevofotoclube.com.br Instagram: https://www.instagram.com/trevofotoclube/ Facebook: https://www.facebook.com/Trevo-Fotoclube
|
[1]Péricles Mendes da Silva: Doutorando (inclusão 2016) e Mestre em Artes Visuais em 2012 (na Linha de Pesquisa: Processos Criativos nas Artes Visuais), pela Escola de Belas Artes-Universidade Federal da Bahia. Atua como artista visual ligado ao circuito institucional e independente. Realiza pesquisa envolvendo conceitos do ato fotográfico por meio de narrativas ficcionais (mise-en-scène). Atualmente pesquisa o dispositivo fotográfico como arte híbrida: materialidade e suportes alternativos, além de promover cruzamentos / atravessamentos entre ficção e o real. Como arte-educador vem organizando e participando de oficinas de fotografia voltadas para inclusão digital e reflexão crítica imagética.